Vários fatores influenciam para que a sua empresa seja bem-sucedida, porém um dos principais é contratar colaboradores eficientes. Sabemos que essa tarefa não é nada fácil, pois é difícil achar pessoas dedicadas e competentes para determinada função. No blog de hoje iremos apontar alguns fatores que podem te ajudar a contratar um bom funcionário. Confira!

1 – DÊ VISIBILIDADE À SUA EMPRESA

As empresas que projetam uma boa visibilidade para a própria marca costumam ser um chamariz para ótimos profissionais. Espalhe para todos sua política interna para que as pessoas tenham o desejo de trabalhar na sua corporação. Divulgue em redes sociais os bastidores do seu negócio, compartilhe fotos e vídeos de eventos e mostre como é bom trabalhar com vocês.

2 – QUAL O PERFIL DO SEU COLABORADOR IDEAL?

Essa etapa é fundamental, mas muitas vezes esquecida. Então faça as perguntas a seguir pra si mesmo e trace o perfil do seu futuro colaborador: Qual atividade que ele vai realizar? Preciso que ele tenha experiência? Se sim, quanto tempo e em quais funções? Quais são as qualidades que são fundamentais para uma pessoa conseguir essa vaga? Desse modo você conseguirá obter o perfil ideal do funcionário para seu negócio.

3 – PREPARE O MÉTODO DE SELEÇÃO

Prepare todos os detalhes de como será feita a seleção, pois se não for bem organizada afetará a reputação da empresa diante dos candidatos e dificultará a futura contratação. Existe uma infinidade de métodos para o recrutamento, como entrevistas, dinâmicas individuais e em grupo, testes escritos, entre outros. Basta verificar se a metodologia aplicada está em conformidade com o objetivo da contratação.

4 – AS REDES SOCIAIS PODEM TE AJUDAR NA CONTRATAÇÃO?

As redes sociais podem sim te ajudar a contratar alguém com o perfil que você deseja, o LinkedIn por exemplo, te ajuda a encontrar profissionais em uma busca detalhada, como informações acadêmicas, recomendações de empresas, habilidades linguísticas, entre outros. Mas se você deseja conhecer a vida pessoal do candidato, o Facebook e o Twitter podem te auxiliar nisso, pois lá você pode descobrir a personalidade da pessoa, o que ela faz no dia a dia e como é a vida social dela.

5 – OBSERVE SE O CANDIDATO SABE TRABALHAR EM EQUIPE

Provavelmente no processo de contratação você receberá ótimo currículos, porém isso não é tudo. Analise se o candidato sabe como trabalhar em equipe, pois isso incentiva todos ao redor a trabalhar melhor e levar sua empresa pra frente.

6 – PROPORCIONE VANTAGENS

Mostre os benefícios que os colaboradores terão ao trabalhar na sua empresa, por exemplo, conceder um dia de folga a mais para quem cumprir a meta estabelecida. Ou ainda, presentear com viagens, descontos em lugares de entretenimento para o colaborador que se destacar no mês.

7 – EXIJA REFERÊNCIAS

É importante que mesmo tendo visto todo o perfil do candidato no LinkedIn e lido vários elogios dos antigos chefes, você entre em contato com eles pedindo mais informações. No momento da entrevista você pode perguntar se nos outros trabalhos ele tinha um desempenho acima ou abaixo da média dos demais funcionários. Tente saber também em quais áreas o candidato mais tinha destaque e o motivo de ter saído da empresa.

É importante saber que depois de contratar um excelente colaborador, ele precisa estar em um ambiente favorável, onde fique animado e disposto a trabalhar mais por sua empresa. Por isso, é essencial que você adquira um climatizador evaporativo e deixe seu ambiente mais fresco em até 12ºC e limpo. Além disso, ele economiza até 90% de energia quando comparado ao ar condicionado tradicional.

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