A eficiência energética em sistemas de climatização é algo que toda empresa procura. Não por questões de economia na conta de energia, como também por questões de sustentabilidade.
Atualmente, as empresas buscam trabalhar com processos e equipamentos que atendam suas necessidades, mas que apresentem um custo acessível para a operação e ainda permita a preservação do meio ambiente.
Continue a leitura deste artigo e veja 5 motivos para se investir em eficiência energética em sistemas de climatização em sua empresa. Aproveite!
Por que investir em eficiência energética?
A redução de custos é um dos objetivos fundamentais de empresas e indústrias. Com a constante crise econômica que o Brasil vive, os diversos segmentos de mercado têm como desafio aumentar a produtividade com um custo menor.
A eficiência energética é algo que pode auxiliar nessa questão. De acordo com a Abesco (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), o setor industrial é responsável pelo consumo de 40% da energia produzida. A maior parte para manter o funcionamento de máquinas.
Quando falamos de máquinas, também devem ser considerados os sistemas de climatização do ambiente. A NR 15 exige que a temperatura dos ambientes de trabalho seja confortável e que favoreça o bem-estar dos colaboradores.
Além de ser uma exigência legal, a temperatura adequada em ambientes de trabalho garante maior produtividade aos colaboradores. Com isso, o consumo de energia também deve ser direcionado para as questões da climatização.
Justamente nessas questões é que entra eficiência energética. Em termos gerais, é um conjunto de práticas que potencializam a utilização da energia elétrica.
O planejamento das ações de eficiência enérgica, principalmente na indústria, em que todas as áreas do negócio precisam ser consideradas, deve contemplar:
Avaliação
Mapeamento e integração de equipamentos e processos operacionais para identificar e avaliar possíveis pontos que geram desperdício de energia.
Garantia
Todos os equipamentos devem estar em boas condições de funcionamento para evitar o gasto excessivo de eletricidade.
Monitoramento
Monitorar e corrigir problemas que podem afetar o consumo de energia, bem como implementar a conscientização do bom uso da eletricidade pelos colaboradores.
5 benefícios da eficiência energética
A eficiência energética garante uma operação mais produtiva, com equipamentos em constante revisão, garante mais sustentabilidade e redução de custos com o consumo de energia.
Em se tratando de sistemas de climatização, a eficiência energética pode iniciar já na definição do projeto. Optar por climatizadores evaporativos, por exemplo, pode ser uma opção mais vantajosa do que o ar-condicionado.
Além de dispensar estrutura especializada e possuir um custo de aquisição menor do que o ar-condicionado, o climatizador oferece um ambiente agradável e um ar mais saudável. Isso porque ele atua na purificação do ar e também na sua umidificação.
Mas seu diferencial está no consumo de energia. O uso de climatizadores pode proporcionar até 90% de economia na conta de luz em relação ao ar-condicionado.
É claro que alguns setores, como indústrias de alimentos que precisam de refrigeração ou que fornece serviços de hospedagem, os climatizadores podem não atender a essas necessidades específicas. Em contrapartida, demais setores podem se beneficiar de suas vantagens. Afinal, trabalhar com um sistema de climatização que ofereça um consumo menor de energia também faz parte das medidas de eficiência energética.
Para a empresa ou indústria, essas práticas para a redução do consumo energético trazem diversos benefícios, principalmente considerando todas as áreas de trabalho.
1 – Diminuição do impacto ambiental
Sistema de climatização que consomem menos energia minimiza os impactos ao ambiente com a produção de energia. Principalmente considerando que o Brasil gera a maior parte da eletricidade a partir de hidrelétricas.
Para a produção de energia, é necessária uma grande utilização dos recursos naturais, que, na maioria das vezes, são feitas de modo não sustentável.
Além da questão do menor consumo de energia, climatizadores não emitem gases tóxicos para a atmosfera, como acontece com o ar-condicionado.
2 – Melhora a imagem da empresa
A preservação do meio ambiente e sustentabilidade são questões em alta, principalmente no segmento industrial.
Uma empresa que prima pelo meio ambiente e toma ações sustentáveis, como a eficiência energética, apresenta uma imagem mais valorizada no mercado.
Além de um posicionamento voltado para a sustentabilidade, a empresa estabelece melhores relações com clientes, fornecedores, consumidores e demais envolvidos que também possuem o objetivo preservar o meio ambiente.
3 – Menor perda em instalações elétricas
Dois princípios latentes da eficiência energética são a avaliação e o monitoramento. Durante a avaliação, é possível identificar gargalos no consumo de energia a partir de instalações elétricas comprometidas.
Além de gerarem maior consumo de energia, instalações irregulares podem gerar perdas de equipamentos e até mesmo interrupção das atividades.
O monitoramento de equipamentos e instalações elétricas garante o pleno funcionamento dessas duas frentes, possibilitando uma produção mais fluída e sem perdas.
4 – Redução de custos operacionais
Essa vantagem também é atrelada ao tópico acima. As medidas da eficiência energética garantem não só a redução da conta energia, mas o monitoramento e correção periódica de todo o parque fabril.
Com equipamentos funcionando em boas condições, os riscos de interrupção da operação diminuem. Além de garantir máquinas mais seguras aos colaboradores, reduz custos com manutenção corretiva, paralisação operacional e até mesmo aquisição de novo equipamento.
5 – Evolução para novos negócios
A medida em que a empresa adquire maturidade nas questões tecnológicas e energéticas, ela está pronta para evoluir no investimento de novos negócios.
Não só sua estrutura estará preparada para receber novos equipamentos sem impactos no consumo de energia, como também terá sua competitividade aumentada, já que investe em sustentabilidade.
A eficiência energética pode trazer ainda mais benefícios para a empresa, além dos 5 citados. É importante incluir os sistemas de climatização nos processos de avaliação e identificação dos pontos que consomem maior energia.
Em alguns casos, a troca de ar-condicionado por climatizadores já vai garantir alguns dos benefícios citados acima. Para tanto, podemos concluir que a eficiência energética em sistemas de climatização até os processos operacionais vai preparar a empresa para melhores negócios no futuro.
Fale com a Ecoclimas e garanta equipamentos para investir em eficiência energética em sistemas de climatização
A Ecoclimas atende clientes em todo o Brasil com soluções inteligentes para sistemas de climatização e que vão contribuir para a implantação de eficiência energética na sua empresa.
Nossos equipamentos garantem um ambiente produtivo e com a temperatura ideal, além de estarem em conformidade com os processos de sustentabilidade.
Para aumentar a eficiência energética em sistemas de climatização, a escolha certa é Ecoclimas.
Esse artigo te ajudou? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.
Até a próxima!