Com a primavera e o verão se aproximando, sabe-se que as temperaturas alcançam altos níveis. Em indústrias, o aumento da temperatura pode influenciar as condições de trabalho e saúde dos colaboradores. Vale ressaltar que o excesso de calor em locais de trabalho não é uma condição que se enquadra nas normas trabalhistas no Brasil. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), buscando aprimorar as condições de trabalho das indústrias, impôs diversas normas de adequação dos ambientes para que o trabalho seja realizado em uma boa situação para a saúde do trabalhador. No blog de hoje iremos apresentar as temperaturas exigidas por lei para os ambientes industriais e como atingir essa temperatura ideal. Confira!

 

1 – TEMPERATURA IDEAL PARA AMBIENTES INDUSTRIAIS

Muitas indústrias possuem processos químicos que aumentam as temperaturas durante as produções. Dependendo do tipo de material manuseado/fabricado, o uso dos equipamentos de segurança e os maquinários, as temperaturas podem ser influenciadas diretamente. Porém, não é o suficiente ter a justificativa das temperaturas altas pela rotina de produção. Segundo as normas regulamentadoras de ergonomia da CLT, a temperatura ideal no local de trabalho é de 20 a 23ºC.

 

2 – COMO ATINGIR/MANTER A TEMPERATURA IDEAL NA INDÚSTRIA?

Para resfriar espaços grandes é uma tarefa que precisa de planejamento. O mais indicado para indústrias que precisam diminuir as temperaturas é investir em climatizadores. Hoje em dia, há muitos aparelhos especializados na climatização de indústrias, com uma potência bem elevada, capaz de resfriar espaços grandes. Os climatizadores evaporativos resfriam o ar do ambiente por meio da umidificação. Usando água, os equipamentos são muito usados em ambientes de trabalho, pois não ressecam o ar, diminuindo ainda mais o risco de problemas respiratórios. O climatizador também possui um gasto de energia menor quando comparado com outros sistemas de resfriamento. Com isso, pode-se aliar o bom desempenho dos colaboradores por ter uma temperatura agradável ao menor custo de energia da empresa.

 

3 – VANTAGENS DOS CLIMATIZADORES EVAPORATIVOS

Os climatizadores específicos para grandes áreas tem uma excelente eficiência na redução da temperatura industrial. Diferente dos ventiladores industriais, o climatizador tem a capacidade de resfriar e não apenas circular o ar do local. Colocando em prática um projeto de climatização, será mais fácil atingir a temperatura exigida por lei, e por consequência, dispor de uma temperatura adequada ao trabalho dos colaboradores. Para isso, conte com a Ecoclimas- Climatizadores Evaporativos, qualidade e eficiência em seus aparelhos.

 

Climatizador para áreas industriais? Acesse www.ecoclimas.com.br/contato e faça um orçamento agora mesmo.