Um dos maiores erros dos profissionais responsáveis pelo público interno das empresas é realizar uma campanha de endomarketing, sem um planejamento inicial e sem considerar os objetivos e valores da empresa. O endomarketing tem como objetivo informar e motivar a equipe. Além de realizar ações para criar momentos especiais na empresa, é muito importante a empresa transmitir mensagens estratégicas, como seus objetivos, valores ou informações para melhorar questões específicas. Portanto, as campanhas de endomarketing precisam contribuir na formação dos funcionários, para que eles tenham comportamentos e pensamentos que reflitam aquilo que a empresa preza e acredita. No blog de hoje iremos listar como criar as campanhas de endomarketing na empresa. Confira!

1 – FAÇA UMA BOA PESQUISA NA EMPRESA

A pesquisa ajuda a identificar pontos fortes e pontos de melhoria dentro da empresa. Se conseguir um bom estudo sobre a companhia é possível saber quais passos vão aperfeiçoar o ambiente corporativo. Os colaboradores têm que se engajar verdadeiramente com o trabalho e ser cúmplices da empresa, tendo orgulho de fazer parte da construção do sucesso.

2 – DETERMINE QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA EMPRESA

Determinando os objetivos gerais de endomarketing, o fluxo de comunicação na empresa e a implementação de um programa de reconhecimento fica muito mais fácil de ser feito. É essencial começar pelo “macro”, definindo objetivos estratégicos, pois qualquer ação será guiada por uma causa maior que está relacionada a um problema real da empresa que precisa ser resolvido. Estabeleça objetivos específicos, mensuráveis, temporais, relevantes e atingíveis, pois dessa forma as informações necessárias estarão sendo mapeadas.

3 – FAÇA UM PLANO DE AÇÃO

Faça um brainstorm com os colaboradores e selecione as ações que mais resolvem os problemas detectados. Além disso, faça uma lista com datas comemorativas e informações que estão ligadas a equipe. Nessa etapa coloque tudo que será necessário para a realização de cada ação, dessa forma você pode montar uma planilha com a descrição da ação, o objetivo ligado a esta ação, o motivo dessa ação ser feita e os benefícios que serão adquiridos com ela, quais serão as pessoas responsáveis por essa ação, como quando e onde esta ação será executada e qual o custo que esta ação terá. É importante também montar um cronograma para não deixar as datas passarem.

4 – EXECUTE SEU PLANO DE AÇÃO

Esse passo não tem segredo, pois você já tem tudo planejado e agora só precisa colocar em prática as atividades.

5 – ANALISE O RETORNO DA CAMPANHA

O endomarketing é um processo cíclico, onde se analisa os pontos positivos e negativos que a campanha gerou e melhora para fazer todo o processo novamente. Por isso, é importante ter uma pesquisa de satisfação dos colaboradores.

As campanhas de endomarketing podem ser feitas de muitas formas, tudo dependerá do orçamento, tempo disponível e criatividade da equipe responsável. Mas com certeza aplicando esse projeto, a relação da empresa x colaborador irá melhorar o sistema organizacional e motivar os colaboradores.

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